sexta-feira, 27 de maio de 2011

Interações Medicamentosas 1

MIDAZOLAM x OMEPRAZOL = Resulta em aumento dos efeitos do midazolam, por diminuição do metabolismo e excreção do benzodiazepínico, podendo apresentar sinais de depressão do sistema nervoso central, como sedação, letargia, dificuldade na fala. Recomenda-se monitorar o paciente e, se necessário, ajustar a dose do Midazolam.
Severidade: Moderada, pode aumentar o tempo de internação do paciente.
CLOPIDOGREL x OMEPRAZOL = Resulta em diminuição da eficácia clínica do clopidogrel e aumentar o risco de trombose. Foram testados outros inibidores de bomba de prótons e o resultado não foi o mesmo achado com o omeprazol, o que indica que a interação não é com esta classe, somente com o Omeprazol. Se um protetor gástrico for necessário, recomenda-se utilizar outro inibidor de bomba de próton, como pantoprazol ou substitutir por um bloqueador de receptor H2 (exceto cimetidina), como ranitidina.
Severidade: Maior, pode trazer danos a vida do paciente.

AMIODARONA x WARFARINA = Resulta no aumento do risco de sangramento, pois há diminuição do metabolismo da warfarina. Se o uso concomitando for necessário, recomenda-se que a dose de warfarina seja diminuida para metade ou 1/3 da dose e o tempo de protrombina  (TAP) seja monitorado. Depois de 3 a 4 dias o TAP aumenta 100%. INR maior que 5 ocorre, mais comumente, durante as 12 primeiras semanas. Monitorar o paciente.
Severidade:Maior, pode trazer danos a vida do paciente.

METOCLOPRAMIDA x HALOPERIDOL = Resulta em aumento do risco de reações extrapiramidais ou síndrome neuroléptica maliga (leitura adicional), por um mecanismo desconhecido. Sinais e sintomas que o paciente pode apresentar: febre, sudorese, confusão mental e rigidez muscular.
Severidade: Contra-indicado


Referência

Interações medicamentosas. Micromedex. Greenwood Village:Thomson. Healthcare, 2011[atualizada periodicamente]. Disponível em:<http://www.periodicos.capes.gov.br/>. [acesso mediante assinatura]. Acesso em: 27 mai. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário